Notícias

SAAE BM inicia compra de bombas reservas


Publicado em: 06/07/2017 12:11 | Autor: Saae Barra Mansa

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Barra Mansa têm buscado se precaver em função do período de estiagem e evitando possíveis problemas no abastecimento de água no município. Dessa forma, está sendo providenciado a compra de bombas reservas para a Estação de Tratamento (ETA Nova), que além de fazer a captação de água, efetua o bombeamento para grande parte do município.

De acordo com gerente de manutenção de máquinas e equipamentos, Sr. Jânio Viana, o objetivo dessa compra é a prevenção de futuras falhas e resoluções imediatas. “Essas aquisições são de extrema importância para que, numa eventualidade de ocorrer algum problema com os equipamentos, tenhamos condições de substituí-los imediatamente, evitando assim, que a população sofra com a falta d’água”, informa. 

A princípio, a Estação de Tratamento de Água prioritária que será beneficiada, será a ETA Nova, pois além de fazer a captação de água, bombeia para outros bairros. Também, está sendo providenciado bombas de sucção que se localizam na balsa dessa ETA.

“Essas bombas facilitam a captação de água quando se tem uma baixa vazão. Em época de seca, por exemplo, elas são muito importantes porque o nível do rio baixa. Assim, são utilizadas para captar essa água em um nível mais baixo e não deixar ocorrer a falta d’água”, explica o gerente de controle de perdas, Alex Ramos.

De acordo com o diretor executivo do Saae, Fanuel Fernando, a intenção é que seja investido maciçamente nos serviços disponibilizados pelo órgão. “Nós queremos oferecer serviço e água de boa qualidade, então, iremos comprar à vista essas bombas, pois a nossa preocupação é que o usuário não sofra com a falta d’água. As bombas funcionam 24h por dia e se há alguma complicação temos que atender imediatamente a população”, diz.

O diretor ainda enfatiza o fato das bombas das estações de tratamento (ETAs) estarem sucateadas e notifica que a reforma das mesmas está começando a ser projetada. 

As bombas recebem, por tubulação, as águas que vem pela estação de tratamento e bombeia para que elas possam contemplar outras localidades. Estão sendo adquiridas, também, bombas reservas para as elevatórias Cotiara, Ano Bom e Albo Chiesse, no Centro. A unidade de Cotiara abastece os bairros Cotiara, Vila Independência, Km 4 e São Genaro. A unidade da Av. Albo Chiesse abastece o Centro, Monte Cristo, Apóstolo Paulo e Jardim América. A elevatória Acilio Barcelo por sua vez abastece todo o bairro Ano Bom.