Notícias

SAAE BM promove palestra em prevenção ao câncer de mama


Publicado em: 25/10/2017 11:02 | Fonte/Agência: Saae BM | Autor: Saae

 

SAAE BM promove palestra em prevenção ao câncer de mama

A enfermeira Vivian Silveira ministrou a conversa com funcionárias da autarquia

ETA Nova foi sede para a conversa com as funcionárias


O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barra Mansa promoveu nesta segunda-feira (23), uma palestra sobre a prevenção ao câncer de mama e colo do útero para as funcionárias da autarquia, devido ao mês de campanha outubro rosa. Com cerca de 70 mulheres, o auditório da ETA (Estação de Tratamento de Água) Nova, foi sede para o debate que aconteceu nos horários de 9h e 14h.


Conhecido internacionalmente como o mês de combate ao câncer de mama, o outubro rosa é uma campanha de conscientização às mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença. De acordo com a palestrante, a enfermeira do Programa da Saúde da Família Santa Rita de Fátima, Vivian Silveira, a falta de informação interfere no avanço da doença.


“É necessário falar sobre a prevenção do câncer de mama e colo do útero, principalmente o exame, muitas mulheres não realizam o exame por medo e por falta de acesso aos serviços”.


Funcionárias da autarquia participaram da conversa, elucidando dúvidas e contando relatos quanto ao câncer de mama. À exemplo está a estagiária da gerência de atendimento ao cliente, Beatriz Araújo, que afirma que a palestra ajudou as mulheres perceberem sintomas e tomarem medidas para o não desenvolvimento do câncer.


“Achei que é muito importante debater esse assunto dentro da empresa, para a gente se conscientizar e se cuidar para não correr o risco de desenvolver o câncer de mama ou de útero. A palestra auxiliou a gente a ter a consciência de estar indo ao médio e fazer exames, como o preventivo que é muito importante”, explica.


A palestra também abordou o câncer no colo do útero. De acordo com a enfermeira Vivian, é necessário fazer exames periódicos, pois pode demorar a se desenvolver e manifestar. “É muito importante que se faça o preventivo regularmente e, também a mamografia para caso diagnosticado possa ser cuidado antes que seja tarde”, comenta.


O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, no século 20, momento em que vários Estados tinham ações referentes ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro, posteriormente o Congresso Americano aprovou o mês de Outubro como nacional de prevenção do câncer de mama. Já no Brasil, a primeira iniciativa foi a iluminação rosa no Obelisco, no bairro Ibirapuera, em São Paulo em referência à campanha, em 2002. Desde então diversas entidades vêm promovendo ações em cima do mês.


A secretaria executiva do SAAE, Josely Bruno, comenta que a conscientização se fez importante, tanto para as funcionárias, quanto para a população. “Durante esse mês, usamos lacinhos no uniforme e muitas pessoas paravam para perguntar ou comentar sobre, isso foi muito bom para informar. Então, é muito bacana a iniciativa do diretor executivo, Fanuel Fernandes, de trazer essa palestra para cá, pois ainda tem muita gente com pouco entendimento sobre o assunto.”