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Aprendizado, união e incentivo: SAAE BM promove capacitação de funcionários


Publicado em: 31/10/2017 12:13 | Fonte/Agência: Funcionários SAAE | Autor: SAAE

 

Aprendizado, união e incentivo: SAAE BM promove capacitação de funcionários

Funcionários participam de curso ministrado por colegas de trabalho

Pensando na capacitação de seus funcionários, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barra Mansa promoveu, na segunda-feira (26), o curso sobre Termo de Referência no auditório da ETA (Estação de Tratamento de Água) Nova. Ministrado por funcionários da autarquia, a atividade serviu para aprimorar as técnicas de elaboração do documento e unificação entre os setores.

A atividade ocorreu devido ao pedido do diretor executivo do Saae, Fanuel Fernando, que em setembro ofereceu aos Gerentes da autarquia a possibilidade de participar do curso “Termo de Referência: Projeto Básico e Projeto Executivo”. A formação sucedida pela editora NDJ (Nova Dimensão Jurídica) aconteceu na capital paulista e contou com a presença de 14 funcionários. Além da especialização, o objetivo também é que, na volta, os participantes pudessem passar os conhecimentos para os demais colegas de trabalho, como aconteceu na atividade da ETA.

O Assistente de Qualidade, Pasquineo a Cunha Teodoro, foi um dos participantes da especialização e  um dos ministradores do curso na ETA, ele conta que após a formação em São Paulo, os gerentes tiveram algumas reuniões para organizar uma apresentação aos demais funcionários. “Fizemos alguns resumos e selecionamos os tópicos mais importantes para poder passar para outras pessoas que não foram ao curso e, também, algumas experiências adquiridas”, conta.

Os funcionários, durante o treinamento na ETA Nova, puderam trocar experiências e elucidar dúvidas quanto às dificuldades já identificadas sobre o termo de referência. “Gostei do treinamento, pois foi feito em conjunto. Nos interagimos mais, nos ajudamos mais com esse contato. Nós aprendemos uns com os outros e assim que funcionamos, pois um setor depende do outro. Isso uniu a equipe”, comenta a coordenadora de planejamento, Izabela Iacillo.

É ideia do diretor executivo que essas atividades se repita outras vezes. De acordo com Pasquineo, isso estimula o funcionário a melhorar seu trabalho. “É muito bom a valorização que temos como funcionário com essas especializações. Eu que estudo administração pública percebo que é necessário uma valorização para o funcionário público, isso estimula a gente a trabalhar melhor. Assim, sendo mais capacitado conseguimos fazer o trabalho mais próximo da perfeição”.

Termo de Referência

O documento conhecido como Termo de Referência, tem por objetivo estabelecer os termos pelos quais o serviço deve ser prestado ou um produto deve ser entregue. Quanto melhor for esse termo, melhor é para fazer uma boa licitação, por exemplo. Para o Responsável do Controle Interno do Saae, Vinícius Alvarenga, o curso auxiliou para aprimorar a elaboração do documento.

“Às vezes temos alguns problemas em fazer o termo de referência e acabamos perdendo bastante tempo revisando o material. Acredito que agora vá otimizar bastante as demandas e a preparação dos documentos, dessa forma vamos ter mais tempo para outras atividades. Aprendemos muito hoje”, pontua.