Notícias

Saae BM faz melhorias no sistema de esgotamento em Rialto


Publicado em: 12/02/2014 12:15 | Autor: Saae Barra Mansa

 

12/02/2014

Com o intuito de melhorar a eficiência do sistema de esgotamento do distrito de Rialto, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barra Mansa começou, no início deste mês, a desenvolver projetos de aperfeiçoamento no sistema. Já foi realizada a limpeza da estação de esgoto e estão sendo construídos dois poços de acumulação de partículas e descartados.

“Foi retirado todo lodo no decanto digestor (tanque onde ocorre o tratamento esgoto) e nos biofiltros. Com ajuda de bomba e do caminhão a vácuo, o lodo excedente foi transferido para carreta, que o conduziu para destinação final”, explicou a gerente de Operações de ETAs e ETEs, Raquel Brazilina.

A autarquia também vai realizar manutenções nas bombas para garantir a eficiência do processo de tratamento. As bombas do distrito estão sendo substituídas para garantir o funcionamento do sistema. A previsão é que até o fim deste mês sejam concluídas as melhorias.

Segundo o diretor executivo do Saae, Horácio Delgado, a eficiência do sistema vem sendo comprometida pelo uso indevido das redes coletoras de esgoto do distrito. “Ligações irregulares de águas pluviais conectadas as redes coletoras de esgoto, que transportam partículas abrasivas (areia), danificam os rotores das bombas das elevatórias”, informou.

De acordo com Horácio, a equipe de manutenção da autarquia também encontrou matérias indevidas nas redes de esgoto de Rialto, entre elas absorventes, escova dental e fraldas. “Para solucionar o problema em definitivo, é necessário que a população se conscientize, evitando descartar pelo vaso sanitário objetos que danifiquem o sistema”, frisou, informando que os dois poços de acumulação de partículas e descartados que estão sendo construídos, terão como função mitigar os efeitos do uso indevido das redes de esgoto.